terça-feira, 14 de julho de 2015

Atenção! Para estudantes de graduação da UFC, seleção no ar:

SELEÇÃO DE INTEGRANTE BOLSISTA DO GEAD: a partir do período 2015.2


SELEÇÃO DE BOLSISTA DE 
INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC - UFC) para novx integrante do Gead, divulgação:

Orientador: Prof. Dr. João Batista de Albuquerque Figueiredo

Título do Projeto:

“Saberes Ambientais Indígenas Tremembé e Dialogicidade: Novos aportes para formação de educador@s ambientais/populares”

 Requisitos:

- Preferencialmente estudante do curso de Pedagogia ou da área de Humanas, entretanto, poderão inscrever-se alunos de outras áreas de conhecimento;
- Ter disponibilidade para viajar para Itarema – CE, onde será realizada a pesquisa de campo;
- Se comprometer em participar, às sextas-feiras pela manhã (8H às 12H), das reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana – GEAD;
- Estar regularmente matriculad@ em curso de graduação da UFC;
- Cursar a partir do 3° semestre;
- Ter disponibilidade de pelo menos 16 horas semanais para as atividades de pesquisa.
* Documentos necessários para inscrição:
- Carta de intenção que explicite o interesse d@ candidat@ em pesquisar a temática do projeto (no máximo 3 laudas);
- Cópia do Histórico Escolar;
- Cópia do Currículo Lattes atualizado.
* Número de vaga: 1 (uma)
*A seleção consistirá de duas etapas:
- Primeira etapa: Análise da carta de intenção e do histórico.
- Segunda etapa: Entrevista.
* Enviar documentos até dia 17/07/2015 para o email selecaogead@gmail.com
O resultado da primeira etapa, a data e o horário das entrevistas serão divulgados no dia 20/07/2015 no endereço eletrônico  Gead - UFC

Resumo do projeto:
Nesse projeto continuamos a manter as pesquisas que tratam dos saberes indígenas Tremembé ao mesmo tempo em que também pretendemos aprofundar o entendimento acerca de algumas teias epistêmicas da pesquisa, ao dialogar com pesquisadore(a)s indígenas Tremembé e acadêmico(a)s que realizam atualmente pesquisa junto e com os Tremembé. Já realizamos, como parte da pesquisa em execução, estudos relativos ao Torém e algumas análises dos TCCs, decorrentes do MITS. Evidentemente continua a ideia de um afunilamento/aprofundamento em temas já trabalhados em pesquisas anteriores. Há uma pretensão de manter como eixo articulador a temática ambiental e a Educação Ambiental Dialógica como vórtice integrador. Afinal, continua a urgência de destacar estas discussões e debates como referências fundamentais dos tempos contemporâneos. Entretanto, nesse momento pretendemos focar a categoria dialogicidade freireana, no contexto da teoria da ação dialógica, em sua interface com a EAD. Teremos os fundamentos teórico-metodológicos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana - GEAD. Consideramos como essencial os contributos possíveis dessa pesquisa para Projetos de Formação Docente numa lógica que atenda a estas necessidades elencadas aqui. Para tanto destacamos nosso vínculo com a dialógica freireana, com os contributos dos estudos da Colonialidade/Modernidade, da Interculturalidade Crítica e dos Saberes Indígenas Tremembé. Utilizaremos as entrevistas narrativas com pesquisadore(a)s Tremembé e acadêmico(a)s que realizam pesquisas com os Tremembé, com o objetivo de mapear contributos decorrentes da Dialogicidade presente nas práticas e nos saberes Indígenas Tremembé, que se aliam a ideia de enriquecimento dos processos de ensina-aprendizagem, para pensar contributos para a Educação Ambiental Dialógica.

Novidades sobre esse processo serão atualizadas neste blog.

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